Helicoidais

Mola Originais
As molas de suspensão de um veículo são itens de segurança e devem ser repostas a cada 60.000 quilômetros. As molas originais Fama são desenvolvidas por profissionais altamente qualificados, seguindo os parâmetros estabelecidos pelas montadoras.

Veículos G.N.V.
Quando convertidos ao gás natural, os veículos recebem uma carga extra, de peso variável. Desenvolvemos molas mais resistentes, desenhadas para suportar até 90 quilos a mais de peso.

Molas Esportivas
Com o crescimento do mercado de tuning, projetamos molas que permitem manter o carro rebaixado, conservando as mesmas condições de conforto, dirigibilidade e segurança.

Cuíca de Freio
A Fama tem em seu catálogo diversos modelos de molas para cuíca de freio produzidas com a mesma qualidade em toda sua linha.

Veículos Blindados
O processo de blindagem de um veículo altera consideravelmente seu peso, por isso desenvolvemos uma linha especial de molas mais resistentes para seu veículo.

Molas Industriais
Molas para maquinário industrial
Molas para implementos agrícolas
Molas ferroviárias

Processo de Produção

O processo de produção de uma mola começa com a aquisição de matéria prima. Um dos nossos diferenciais é preparar as barras de aço na própria fábrica, com isso, podemos fabricar vários tipos de molas a partir da mesma matéria prima. Essa flexibilidade nos permite oferecer aos clientes prazos mais curtos e preços mais competitivos.
Após a aprovação da matéria prima, as bobinhas de aço passam por um processo chamado Decapagem Química, que consiste em uma série de banhos de aço clorídrico, água, fosfato e neutralizante. Este processo visa eliminar a carepa das bobinas, ou seja, eliminar a capa exterior do aço, que pode conter impurezas, decorrentes da oxidação.

Enrolamento e Conformação
O aço sai do forno e é enrolado de acordo com as especificações do projeto da mola. determinando o tamanho, largura e altura das espiras.

Têmpera - Tratamento Térmico do Aço
Após o enrolamento, as molas são submetidas a um resfriamento brusco que garante a tenacidade do aço. Para isso, as molas são mergulhadas em óleo mineral.

Revenimento
Depois de fria, a mola é medida mais uma vez e segue para o setor de revenimento. No revenimento, ocorre o alívio das tensões, o que proporciona a elasticidade e a flexibilidade da mola.

Teste de Dureza
Após o revenimento, as molas são submetidas a um teste de dureza para que possam seguir no processo produtivo.

Ensaios, Análise de Qualidade
Finalizado o teste, as molas vão para a fase de magnaflux, onde recebem um banho de partículas magnéticas, e uma amperagem que detecta possíveis fissuras que podem comprometer a qualidade do produto.

Jateamento
No jateamento, a mola passa por um martelamento de micro esferas de aço ou shot peening em sua parte externa. Assim, o material ganha maior resistência à fadiga.

Teste de Pressão de Carga
Agora, a mola já está quase pronta.
Cada mola é testada com a aplicação de cargas superiores as que pode suportar em sua vida útil.

Pintura Eletrostática
A última etapa é a pintura, que protege a mola contra a corrosão e oxidação, além de deixá-las mais bonitas.

Identificação
Na sequência, as molas são identificadas por pintas ou faixas coloridas. Essa identificação permite saber a correta aplicação das molas automotivas consultando o nosso catálogo.

Controle de Qualidade
Depois de identificadas, as molas passam pelo último controle de qualidade. Se aprovadas, podem seguir para a expedição.

Expedição
Esta é a fase final do processo, onde as molas prontas e separadas de acordo com a codificação de cada uma são estocadas.
As molas são embaladas em caixas resistentes e especiais e acompanham o Certificado de Qualidade com um ano de Garantia.
Todas as caixas são devidamente etiquetadas. Essas etiquetas informam o código de barra que ajuda nossos clientes a controlar seu estoque e a identificar as molas presentes em cada lote recebido.
E então, estão prontas para serem levadas aos clientes.

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